Novo RG com Chip – Emissão

Emissão do Novo RG com Chip

O documento de identidade que todos nós conhecemos até tenra idade vai mudar. Vocês sabiam? Após 100 anos que foi implementado o documento de identidade ou Registro Geral (RG) sofrerá mudanças na sua forma e se transformará em cartões com chip, principalmente para dificultar sua falsificação. Saiba mais sobre esta novidade e sobre o RG com Chip, um importante registro civil do cidadão.

O RG como conhecemos é Registro Civil de identificação civil no Brasil e os dados que normalmente constam no mesmo são: o nome data de nascimento, filiação, foto, a impressão digital e a data e local da emissão do documento original de identificação (a certidão de nascimento e ou de casamento).

novo-rg-ric-com-chip-emissao

A responsabilidade para emissão deste documento fica a cargo dos Governos Estaduais (por exemplo, você vai emitir RG em SP a emissão fica a cargo do Governo do Estado de São Paulo) e o documento tem validade em todo o país. A mudança quanto ao documento de identidade tem ocorrido gradativamente e já se especula há um tempo sobre até a unificação em um só documento do RG, CPF e título de eleitor.

Este documento unificado do cidadão é o novo RG com Chip que recebeu o nome de Registro de Identidade Civil (RIC) que tem a vantagem de reunir todos os documentos em um só e ter a redução da burocracia que nós estamos sujeitos quando precisamos tirar um documento (que conveniamos é um inconveniente).

Imagens de como seria este novo documento é bem bonita e com a mudança de tecnologia fica mais difícil à falsificação do RIC/ RG, aumenta a segurança e a credibilidade do documento em muitas localidades.

Outra mudança em relação ao RG não só física, mas o valor deste documento que se igualará no mesmo patamar do Passaporte que já usa uma tecnologia semelhante. Além da segurança do documento, este poderá ser rastreado em caso de perda ou roubo.

Como Tirar o Novo RG com Chip (RIC)?

O formato do documento será o seguinte: no topo do documento estará a identificação: “República Federativa do Brasil, Ministério a Justiça, Registro de Identidade Civil”.  A seguir os dados como Nome, Nacionalidade/UF, Data de Nascimento, Sexo, Filiação (nome dos pais como está na certidão de nascimento ou casamento) e a assinatura do portador (que será digitalizada). Neste documento um pouco mais na lateral será posto o chip que contará com dados que garantirão a autenticidade do documento, a impressão digital, assinatura e o certificado digital. Outra forma de garantir a autenticidade do documento é que conterá seis camadas de plástico que conterão marcas que estão ocultas somente podendo ser vistas por luz especial. A imagem do portador do novo RG será posta do lado direito e também constará do banco de dados do Instituto Nacional de Identificação.

emissao-novo-rg-com-chip-ric

Para tirar o novo RG com Chip não será gratuito e o governo cobrará uma taxa entre R$ 10 a R$ 15 para a confecção do documento. No primeiro momento, este documento e sua emissão não estão disponíveis em todo o Brasil, o que provavelmente ocorrerá este ano, ainda sem data certa. A emissão da nova identidade está em fase de testes para que muitos locais se ajustem ao sistema da tecnologia. Em São Paulo, já é possível a emissão do novo RG com chip no Poupatempo.

Mais sobre o Novo RG com Chip

  • Onde Tirar RIC – Novo RG Com Chip, Emissão RIC Emissão, Veja onde Tirar o Novo RG com Chip Depois que o novo RG foi autorizado, a maior dúvida do cidadão é sobre onde tirar e fazer a emissão do mesmo. Essas e outras informações serão tratadas aqui e devemos deixar as informações e demais detalhes para que as pessoas saibam como resolver essa questão de forma correta e de forma rápida, o que também não deixa de ser muito […]
  • Novo RG 2 VIA Tirar 2 Via do Novo RG com Chip O novo RG também vai ganhar um novo nome e ele será chamado de RIC - Registro de Identidade Civil. Essa proposta está bem interessante e o governo já estava trabalhando em cima disso há alguns anos, agora que ele, de fato será liberado. Depois de aguardar a liberação, o próximo passo é entrar em contato com um posto de atendimento para que você […]
  • Novo RG Brasileiro – Onde Tirar Onde Tirar o Novo RG Brasileiro com Chip? Muitos querem saber se o novo RG brasileiro realmente será lançado e quando ele estará disponível. A segunda pergunta ainda não pode ser respondida, mas a confirmação de que esse modelo de documento será lançado já foi declarado, só que ainda não temos a data sobre quando isso irá ocorrer. A ideia de unificar o documento do título de […]
  • Novo RG Poupatempo – Agendamento, Emissão Tirar Novo RG com Chip no Poupatempo Precisa emitir um novo RG, por roubo, perca ou vencimento? Veja agora como o Poupatempo poderá facilitar e acelerar este processo. O Poupatempo auxiliando na emissão e no agendamento de um novo RG. A cada dia nos deparamos com diversas situações nas quais precisamos de um documento padrão para todos os brasileiros: o RG. Sem ele, várias atividades […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *